Saveiro: agora com motor transversal


Depois de quebrar um paradigma de quase trinta anos, a Volkswagen abandonou o motor longitudinal da linha Gol, que iniciou sua vida em 1980, passando para a configuração agora considerada padrão para os carros pequenos e compactos, o motor transversal. A quinta geração do VW Gol chegou no ano passado, logo seguido do sedã Voyage, e só agora chega a versão utilitária da família, o Volkswagen Saveiro.

Disponível em duas versões de carroceria, cabine simples e cabine estendida, a picape Saveiro volta a colocar a marca entre as preferidas nesse segmento, que tem rivais de peso como o Fiat Strada e o Chevrolet Montana.

Logicamente a versão escolhida para avaliarmos sua capacidade de transportar uma motocicleta foi a Saveiro de cabine simples, já que alguns centímetros a mais na caçamba sempre fazem falta na hora de colocar uma moto um pouco mais longa. A vantagem da cabine estendida existe apenas para os dois ocupantes, que contam com um espaço extra atrás dos bancos para levar objetos mais delicados.

Motocicletas médias a grandes sempre são difíceis de serem transportadas em picapes compactas, derivadas de modelos de passeio, a menos que a tampa traseira fique aberta, o que pode significar problemas com a fiscalização de trânsito, uma vez que a placa traseira fica escondida. Motos pequenas, no entanto, cabem na caçamba da Saveiro de cabine simples, que é muito maior que a da Saveiro com cabine estendida. É o caso do scooter Yamaha Neo, que, na diagonal, ficou muito bem na Saveiro, inclusive com a tampa fechada.

A picape Saveiro avaliada é a versão de entrada, que custa R$ 30.990 mas não tem nem ar-condicionado. Esta tinha apenas como itens opcionais vidros e travas elétricas e CD player com MP3, entrada para cartão SD e USB. Sua maior virtude é a dirigibiidade, com excelente posição para o motorista, motor 1.6 flex de 104 cv e câmbio de cinco velocidade de engates suaves e precisos.

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