Fiat Idea


A família exige um carro com espaço interno, o dia a dia no trânsito urbano recomenda um veículo compacto por fora – e o motorista não quer ter dor de cabeça com manutenção. Para contentar a todos, procure uma minivan Fiat Idea. A alegria do seu dono também se estende na hora da compra (possui grande oferta no mercado) e da revenda (oferece alta liquidez). Por menos de 30000 reais*, é possível encontrar uma 1.8 flex HLX 2006 com ar, direção, trio elétrico e rodas de liga.

O que também encanta muito gente são suas conveniências, como espelho para ver a criançada no banco de trás, encosto traseiro bipartido e mesinha tipo avião (esta é opcional). Mas não esqueça que sua grande vantagem mesmo é compartilhar a mecânica com a família Palio, o que na prática quer dizer peças baratas e fáceis de encontrar.

A Idea surgiu por aqui em 2005, como modelo 2006, nas versões ELX, com motor Fire 1.4 flex (81/80 cv), e HLX, com motor Powertrain 1.8 (114/112 cv), o mesmo da Meriva. De série, têm trava e vidros dianteiros elétricos, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo. Como opcional, havia ar-condicionado (evite a compra se não tiver), CD player com MP3, airbags laterais (só na HLX), viva-voz Bluetooth, espelho eletrocrômico e sensores de estacionamento, farol e chuva. Se a Idea tiver o teto solar panorâmico Skydome (que é uma peça única, e não várias lâminas, como o Sky Window do Stilo), ela pode custar até 10% mais.

Em 2006 veio a Adventure 1.8, que ostentava visual off-road, pneus para uso misto 205/70 R15, rack no teto, estepe na traseira, piscas no retrovisores e duplos faróis auxiliares. Por dentro, a bússola e os dois inclinômetros eram a novidade. Entre opcionais, freios ABS, bancos de couro e subwoofer.

A mecânica simples fez dela um sucesso entre taxistas. Pena que é beberrona. São comuns as reclamações de donos da versão 1.4, que conseguem um consumo de até 6,5 a 7 km/l na cidade, no álcool. Por isso, muitos dão preferência à versão 1.8, que custa e bebe quase o mesmo que a 1.4, porém oferece desempenho superior para empurrar seus 1 230 kg.

No response to “Fiat Idea”

Postar um comentário