O câmbio automatizado ou robotizado


O câmbio automatizado ou robotizado já deixou de ser uma curiosidade para virar uma tendência. Em alguns casos, o equipamento chega a representar 65% das vendas, caso do Fiat Stilo. Nos poucos modelos em que ele está disponível, os números também são expressivos. No Linea, a média é de 63%, enquanto para o Polo é 30% e, para a Meriva, 35% (lembrando que o automatizado só equipa a versão 1.8 da minivan). “Ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricos deixaram de ser opções de luxo e se tornaram itens necessários num carro.

O mesmo deve acontecer com o câmbio automatizado nas cidades”, diz Nilton Strozzi, vendedor da autorizada Fiat Itavema, de São Paulo. O primeiro nacional a contar com câmbio automatizado foi a Chevrolet Meriva, em 2007, com o sistema Easytronic, seguido pelo Fiat Stilo, com seu Dualogic. Mais democrático, o mercado entra em 2010 com modelos de entrada com a transmissão robotizada, como Gol I-Motion, por 38 695 reais, e Palio Dualogic, por 38 030 reais. “Muitos clientes dizem que não querem mais trocar marchas. A tendência é essa onda crescer ainda mais”, diz Rose Albuquerque, vendedora daVW Caltabiano.

A grande vantagem do sistema é que ele se comporta como um automático, mas a um custo bem menor, já que ele usa o mesmo conjunto de uma caixa manual. Há um dispositivo eletromecânico que monitora a aceleração e frenagem do veículo, acionando automaticamente a embreagem e escolhendo a marcha adequada. O preço de um robotizado varia de 2 000 a 2 800 reais, enquanto um automático sai por até 5 000 reais (veja lista ao lado).

Mas será que o custo de manutenção não é maior? Nada disso. Ele é igual ao do manual, já que usa o mesmo kit de embreagem. Aliás, teoricamente pode ser menor, pois, como as trocas são feitas pela central eletrônica, o desgaste da embreagem é menor que o que ocorreria com um motorista comum, além de não haver risco de danos às engrenagens por possíveis erros no engate.

Outro ponto forte pode ser o valor de revenda. Ainda é cedo para falar disso, porque os primeiros automatizados usados estão chegando ao mercado agora, mas o viés é de alta, como explica Adriano Ribeiro, vendedor de usados da concessionária Ford Mix Alphaville. “Para vender um carro manual usado seminovo, como um Stilo, a média é de um mês de permanência no pátio. O Stilo automatizado está saindo em 20 dias”, diz Ribeiro.


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