VW Fox Prime 1.6 8V


No mundo do livre mercado, não se pode dizer se algo é bom ou ruim sem, antes, saber o seu preço*. No caso do novo Fox que você conhece agora – e cujo valor de tabela a Volkswagen fez questão de esconder –, uma fonte ligada à fábrica garante que os preços permanecerão basicamente os mesmos. Caso a informação se confirme, seus fãs podem comemorar, pois ele está mais bonito e atual por dentro e por fora.Além dos faróis, a frente ganhou uma nova grade e para-choque com a porção central inferior (preta) separada. Por trás das peças plásticas, a estrutura frontal (minifrente) é fixada com apenas oito parafusos. “São detalhes como esses que contribuem para diminuir o custo de reparação”, diz Kai Hohmann, gerente de desenvolvimento. Na mesma linha de raciocínio, o airbag do passageiro não danifica o painel quando detonado e pode ser trocado em 3 minutos, segundo o gerente de produtos e serviços, Ricardo Carreira.

No perfil, a principal novidade é o retrovisor mais aerodinâmico – a pintura na cor do carro é de série na versão Prime, mas os repetidores do pisca na carcaça e o acionamento elétrico são opcionais. Para verificar as maiores mudanças na traseira, é bom estar numa garagem escura. As lanternas continuam com o mesmo formato, mas o layout luminoso foi alterado: a luz de neblina desceu para o para-choque, liberando espaço nas peças para as luzes principais. Mudança discreta, mas com um interessante efeito visual.

Terminado o giro ao redor do Fox, é hora de analisar um dos pontos mais criticados do hatch até então: a cabine. E que grata surpresa traz a linha 2010. Para começar, os painéis das portas agora contam com uma boa porção de tecido, conferindo um ar menos pobre que os anteriores, inteiros de plástico. O porta-luvas, agora com tampa, é apenas parte de um eficiente conjunto de bons porta-objetos espalhados pela cabine. No painel, outra medida que vem para atender aos anseios de quem tem um Fox atual: um quadro de instrumentos mais completo. Kai Hohmann ainda destaca o novo sistema de ventilação: “Os dutos que distribuem o ar pela cabine foram redimensionados para melhorar a eficiência no desembaçamento do para-brisa e ampliar o conforto acústico”.

Em termos de mecânica, praticamente nenhuma alteração, apenas coxins montados em carcaça de alumínio para redução da vibração gerada pelo motor, sobretudo em marcha lenta. Amortecedores e molas, segundo a VW, ganharam sutis mudanças de carga de trabalho e, apesar da carroceria curta e alta, o Fox continua com boa dirigibilidade. Mas a mesma suspensão firme que equilibra o hatch de centro de gravidade elevado nas curvas sacrifica o conforto ao passar sobre piso irregular. Aproveitei uma chuva rápida que caiu sobre a pista da TRW, em Limeira (SP), para fazer uma frenagem “mista” e colocar à prova o novo ABS 8.2 que a Bosch passou a fornecer para a Volkswagen desde a estreia do novo Gol. Com duas rodas no asfalto e duas no granito molhado, pisei forte no pedal do freio e... aprovado. Vindo a 80 km/h, parou com um desvio mínimo de trajetória.

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