Evolução americana


Produzidas a partir da mecânica das americanas Harley-Davidson, as motocicletas Buell, embora ofereçam soluções que as tornam um fenômeno nas curvas, traziam como herança dos motores Harley o alto índice de vibração e a baixa potência em comparação com esportivas da mesma de cilindrada. Para aumentar a potência e não abrir mão da arquitetura que oferece uma ciclística arrebatadora nas curvas a solução foi utilizar um V2 completamente novo. Surgia a nova Buell 1125R.

O nome 1125 faz referência ao motor austríaco Helicon, desenvolvido em parceria com a Rotax, bem diferente dos antigos Thunderstorm que equipam osoutros modelos da marca com comando no bloco e refrigeração mista por ar e óleo. O V2 desta superesportiva tem pistões inclinados a 72º com duplo comando no cabeçote acionados por corrente (DOHC), re-frigeração líquida e injeção eletrônica. O novo motor desenvolve 146 cv de potência a 9.800 rpm e 11,3 kgf.m de torque a 8.000 giros. Como parâmetro, a XB12R Firebolt, 1.200cc que antes era a top da marca, rende 103 cv a 6.800 rpm. Além do aumento de potência, o novo V2 possui características diferentes do motor projetado pela Harley, começando pela inclinação dos pistões com 72º graus (45º na Firebolt), que ajudou a diminuir o índice de vibrações. A utilização de pistões de grande diâmetro e menor curso, além do comando de válvulas no cabeçote, tornou o motor mais elástico - agora a faixa vermelha começa a 10.500 rpm, quando nos outros modelos da marca começa a 7.000 giros.

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